Implementação em massa do Insight com Faronics Deploy
Visão geral
Este documento detalhará o processo para executar uma implementação em massa do Faronics Insight usando as opções de instalação de linha de comando.
Este documento usará o produto Faronics Deploy como plataforma para enviar o aplicativo Insight Student para os computadores clientes. No entanto, o processo geral pode ser adaptado para qualquer aplicativo de outro fornecedor que possa enviar um comando para uma máquina remota.
Requisitos
Para executar uma instalação remota do aplicativo Insight Student em um dispositivo cliente, os seguintes componentes precisarão estar implementados como pré-requisitos:
Um utilitário que pode transferir arquivos para um dispositivo cliente e executar comandos remotamente no dispositivo. Neste exemplo, usaremos o Faronics Deploy.
Um local que seja acessível para os sistemas clientes e que possa hospedar o pacote de instalação para implementação remota. Em nosso exemplo, usaremos um S3 Bucket hospedado em Amazon Web Services (AWS). No entanto, é possível usar um compartilhamento de rede com acesso público ou um serviço da Web hospedado internamente.
As opções de linha de comando são necessárias para configurar o produto Insight de acordo com os requisitos da sua implementação.
Hospedando o pacote de instalação
Para começar, o pacote de instalação do Insight Student precisa ser salvo em um local acessível para os sistemas clientes. O Faronics Deploy é compatível com uso de servidores da Web públicos e privados para hospedar o arquivo, e também compartilhamentos SMB.
Em nosso exemplo, hospedaremos o arquivo em um bucket Amazon S3 e usaremos um URL semelhante a este para acessar o arquivo:
https://<bucketname>.s3.amazonaws.com/InsightInstallerStudent.exe
Depois de carregar uma cópia do instalador do Insight no bucket AWS, você precisará definir permissões apropriadas para que seus computadores acessem o arquivo com segurança a partir de um local específico, ou fornecer permissões de acesso público para o arquivo.
Obs.: Devido à natureza do instalador do Insight, não há informações confidenciais no pacote de instalador. No entanto, as opções de linha de comando para o processo de instalação podem conter senhas e outras informações que não devem ficar acessíveis publicamente. Assim, não recomendamos hospedar os parâmetros de linha de comando em um local com acesso público.
Determinando as opções de linha de comando
O próximo passo para preparar a implementação é determinar as opções de linha de comando necessárias para a implementação do Insight Student. Uma lista completa de opções de linha de comando está disponível em Apêndice A - Referência para instalação de linha de comando do Insight Student.
As opções de linha de comando permitem a configuração de parâmetros de instalação comuns, como ID de Classe padrão, senhas de Admin e Professor, e também o endereço do Insight Connector.
Por exemplo, a linha de comando abaixo executará uma instalação do Insight Student em uma máquina cliente:
InsightInstallerStudent.exe /classid Class101 /adminPwd Password123 /sharedSecret superiorsiegeweapon /installbrowserextension /enableWebHistory /connectorServer insight.example.domain.com /suppressreboot
Este comando instalará o Insight com as seguintes opções:
O ID de Classe será configurado como Class101.
A Senha de Administrador para proteger as configurações será definida como Password123.
O Token de Segurança para a Segurança Aprimorada será definido como superiorsiegeweapon
A extensão de navegador será instalada no cliente.
A opção para capturar o histórico de Internet será ativada.
O Aluno será configurado para se comunicar com o retransmissor do Insight localizado em insight.example.domain.com.
A Reinicialização no fim do processo de instalação será suprimida.
Como a instalação de linha de comando requer que senhas e outras informações confidenciais potencialmente sejam visíveis para as pessoas que podem ver a execução do comando, é recomendado que as opções da linha de comando não sejam salvas em um arquivo de lote ou outro formato de script que possa ser acessado diretamente por usuários finais.
Criando o aplicativo personalizado para implementação
Para criar o aplicativo personalizado para implementação, faça login no console Faronics Deploy, vá para a exibição Grade de Controle > Aplicativos e clique em App Personalizado > Criar App Personalizado.
Na caixa de diálogo Configurar App Personalizado, digite um nome para o app personalizado em Nome do Pacote. Pode ser qualquer texto pelo qual você gostaria de identificar o aplicativo; em nosso exemplo, usaremos Insight Student. Em seguida, digite o URL ou caminho para o pacote de instalador no campo Instalador de Configuração. Por fim, forneça as opções de linha de comando que você decidiu previamente no campo Linha de Comando de Instalação.
Depois que as opções estiverem definidas, clique em Avançar.
Agora, você verá uma lista dos sistemas disponíveis para instalar o software. Escolha uma máquina para executar a implementação para permitir que o Faronics Deploy faça inventário do aplicativo após a instalação. Selecione uma máquina e clique em Avançar.
A tela mostrará a máquina individual; clique em Instalar para iniciar o processo de instalação. Em seguida, clique em Instalar outra vez para confirmar a instalação no sistema cliente. Enquanto a instalação está em andamento, você verá o status do processo de instalação refletido na tela.
Após a conclusão, a versão do aplicativo instalado e o nome do programa, conforme detectado na lista Programas e Recursos, serão mostrados. Confira se a informação está certa e clique em Avançar para salvar o aplicativo na Grade de Controle.
Depois que o aplicativo estiver salvo na grade de controle, clique no título Apps Personalizados na grade para ver os aplicativos personalizados. Para implementar o aplicativo, clique no quadrado de grade que corresponde ao computador que você está instalando e depois clique no botão Instalar no alto da tela.
Durante a instalação, um indicador de status aparecerá e, quando terminar, a versão do aplicativo Insight Student será exibida na grade de controle e o sistema cliente será exibido no console do Professor.
Apêndice A - Referência para instalação de linha de comando do Insight Student
Comando | Descrição |
---|---|
| Durante a instalação, isso definirá o ID de Classe padrão com o valor especificado. O valor pode ser qualquer ID de Classe alfanumérico. |
| Definir esta opção durante o processo de instalação configurará o Insight para exigir a aprovação do Aluno |
| Definir esta opção instalará as extensões de navegador no sistema do Aluno. |
| Definir esta opção ativará a capacidade do Insight para monitorar o histórico de navegação na Internet nos computadores de Alunos. |
| Definir esta opção desativará a capacidade do Insight para registrar a digitação no sistema cliente. |
| Definir esta opção configurará o Insight para permitir que o Aluno mude o ID de Classe no Insight. |
| Definir esta opção configurará o Insight para ocultar seu ícone na bandeja do sistema. |
| Definir esta opção ativará a capacidade do Insight para restringir as redes sem fio às quais o sistema pode se conectar. |
| Definir esta opção especificará os SSIDs para as redes sem fio às quais os sistemas podem se conectar. Os SSIDs devem ser especificados digitando cada um e separados por vírgulas. |
| Esta opção configura o Insight para usar a opção Segurança Aprimorada usando o valor especificado como Token de Segurança. Exemplo:
|
| Esta opção configura a Senha de Administrador no sistema cliente usando o valor especificado após o switch de linha de comando. |
| Esta opção configura o Insight Student para se comunicar com o Insight Connector localizado no endereço IP, nome de host ou FQDN especificado. Exemplo:
|
| Esta opção suprimirá a reinicialização do sistema cliente após a instalação do Insight Student. O Insight pode não ficar totalmente ativado até que a máquina cliente seja reinicializada após o processo de instalação. |
Last updated