Upgrade para Insight 11

Visão geral

Este documento explicará o processo de upgrade para Insight 11 a partir de versões mais antigas do produto.

Como o Insight 11 é um produto completamente novo, não há suporte para upgrade direto no local e este documento fornecerá uma visão geral do processo necessário para remover as versões existentes do Insight e implementar os componentes necessários do Insight 11.

Insight 11

O Insight 11 consiste em vários componentes.

Insight Student

O aplicativo Insight Student é um software cliente instalado em um dispositivo que será monitorado com o console Insight. Atualmente, o aplicativo Insight Student é compatível com diversos tipos de dispositivos. Para uma lista completa dos dispositivos com suporte para o Insight, consulte Ambientes com suporte.

Insight Teacher

O aplicativo Insight Teacher é um console que fornece aos Professores a capacidade para monitorarem a atividade dos Alunos e se comunicarem com os Alunos para apoiar a aprendizagem. O aplicativo de Professor é compatível com sistemas Windows ou macOS.

Insight Connector

O Insight Connector é um componente de servidor que atua como retransmissor para permitir que sistemas de Aluno e Professor se comuniquem quando não estão localizados na mesma rede ou segmento de rede.

Recursos substituídos no Insight 11

O Faronics Insight 11 substituiu alguns recursos.

Tech Console

O Insight Tech Console foi retirado do Insight 11. Agora, a Faronics oferece outras ferramentas de administração que habilitam uma plataforma com capacidade muito maior para administrar dispositivos. Para obter informações sobre essas ofertas, acesse a página www.faronics.com ou converse com o seu gerente de contas.

Report Server

O Insight Report Server foi retirado do Insight 11. A Faronics agora oferece relatórios muito mais robustos como parte de várias de nossas outras ofertas de produtos. Para obter mais informações sobre essas ofertas, acesse a página www.faronics.com ou converse com o seu gerente de contas.

Configuração de multicast/broadcast no Insight Teacher

O Insight 9 fornecia opções para configuração de opções de broadcasting no console do Professor para permitir a comunicação entre várias subredes. Como o Insight 11 utiliza um novo protocolo para a comunicação entre Professores e Alunos, essas opções não fornecem mais um método eficaz para percorrer redes maiores.

Os clientes que configuraram o Insight anteriormente para usar endereços específicos de broadcast precisarão configurar e implementar um Insight Connector para permitir que máquinas de Professores e Alunos possam percorrer redes maiores ou transmitir tráfego em situações em que as máquinas de Alunos e Professores não estão no mesmo segmento da rede.

Recursos planejados

Embora esforços tenham sido realizados para garantir ao máximo uma paridade de recursos de 100% com a versão anterior do Insight no lançamento, os seguintes recursos não estão disponíveis no aplicativo Insight.

  • Exibição em apresentação de slides das máquinas de Alunos no console do Professor

  • Incorporação de imagens em materiais de testes

  • Conversão de arquivos de dados do Insight 9

  • Modo seguro do AD

Embora os planos atuais prevejam a inclusão desses recursos em versões futuras do produto, estão sendo priorizados com base em feedback de clientes. Se um dos recursos acima for essencial para as suas operações, crie um tíquete de suporte enviando um e-mail para support@faronics.com para nos informar. Assim, poderemos priorizar adequadamente os esforços de desenvolvimento futuros.

Processo de upgrade

O processo de upgrade de Insight 9 para Insight 11 segue os passos abaixo:

  1. Documentar a configuração existente do console do Professor, Alunos e servidores Insight Connector.

  2. Mapear as Configurações do Insight atuais para os novos valores equivalentes para a instalação do Insight 11.

  3. Remover a instalação atual do Insight.

  4. Implementar o Insight Connector (opcional)

  5. Implementar o Insight Teacher Console

  6. Implementar o aplicativo Insight Student.

  7. Importar quaisquer informações de configuração necessárias para testes, listas de classes ou restrições.

Documentação

É recomendado que a equipe de TI dedique tempo a documentar a configuração existente do produto Insight para garantir que a implementação da nova versão do software possa ser realizada com interrupção mínima. As informações que talvez precisem ser documentadas incluem:

  • Números de canais em uso pela equipe, ou configurados por padrão nos sistemas clientes

  • Endereço/nome de host de qualquer servidor Insight Connector

  • A configuração de rede do console Insight - especificamente, qualquer console do Professor configurado para usar um Endereço de Broadcast em vez de um servidor Insight Connector

  • As configurações em uso para restringir o acesso em sistemas de alunos, incluindo:

    • Listas de aplicativos bloqueados

    • Listas de sites de Internet bloqueados

    • Listas de palavras banidas

  • Quaisquer arquivos de sala de aula que definem salas de aula de Professores específicos

Mapeamento de dados

Depois que a documentação apropriada da configuração existente tiver sido realizada, o próximo passo é mapear as informações de configuração existentes para o novo produto Insight 11.

Em alguns casos, pode ser possível reter os dados 1:1 no formato existente, ou talvez seja necessário informar novamente para permitir uma implementação mais flexível no futuro.

Números de canais

O Insight 9 permitia o uso de números de canais numéricos. O Insight 11 será compatível com o uso dos mesmos números de canais e permite usar sequências alfanuméricas mais longas em lugar de números para representar o canal ao qual Alunos e Professores estão conectados.

Em alguns casos, isso pode facilitar a identificação de salas de aula específicas, porque os Professores não precisam mais se limitar apenas a números.

Arquivos de testes

Atualmente, o Insight 11 não pode usar os arquivos de testes do Insight 9. Será necessário recriar os arquivos de testes no console do Professor do Insight 11 manualmente.

Listas de palavras/aplicativos/sites bloqueados

As listas de palavras bloqueadas podem ser exportadas do console atual Insight 9 em formato CSV e copiadas e coladas no console Insight 11.

Desinstalando o Insight 9

Insight Student em Windows

Remoção manual

A remoção manual do aplicativo Insight Student é realizada executando o pacote MSI e seguindo os avisos para remover o aplicativo Insight Student.

A partir da linha de comando

O Insight Student pode ser removido do sistema cliente usando a linha de comando listada abaixo:

MSIEXEC /uninstall <caminho para o instalador>\Student.msi /qn

Este comando precisa ser executado com direitos administrativos no computador de Aluno.

Insight Student em macOS

O pacote de instalação para o aplicativo de Aluno em macOS contém um aplicativo de desinstalação que removerá o aplicativo de Aluno quando for executado. Este aplicativo precisa ser executado com privilégios administrativos no sistema cliente.

Chrome OS

O aplicativo Insight no sistema operacional Chrome é instalado pela Google Chrome Web Store e a remoção em Chrome OS é realizada pelo perfil de usuário individual ou pelo Google Workspace.

Para remover integralmente o produto Insight, será necessário remover do sistema o aplicativo Insight e o Insight Web Helper.

Remoção manual

As instruções sobre como remover manualmente o software de um dispositivo Chrome OS estão documentadas aqui:

https://support.google.com/chromebook/answer/2589434?hl=en

Usando GSuite / Google Workspace

As instruções sobre como remover o software de um dispositivo Chrome OS com o Google Suite estão documentadas aqui:

https://support.google.com/a/answer/6216211?hl=en

Aplicativos Android / iOS

Os aplicativos para Android e iOS são instalados a partir da respectiva loja de aplicativos no dispositivo. A remoção manual do aplicativo pode ser realizada pelo usuário em dispositivos que pertencem ao usuário ou não são administrados.

Dispositivos administrados

Os dispositivos que estão inscritos em uma solução MDM podem precisar ter os aplicativos Insight Student e Insight Teacher removidos do aplicativo MDM. Os administradores devem consultar a documentação do produto MDM para obter orientação sobre o processo de remover o aplicativo Insight existente dos dispositivos.

Instalando o Insight Connector

Uma instalação manual do aplicativo Insight Connector pode ser realizada por um usuário com direitos administrativos no sistema onde o software está sendo instalado.

Instalando o Insight Teacher

Windows

O aplicativo Insight Teacher é compatível com Windows 8, 10, 11 e Server 2019 e mais recente.

Instalação manual

Uma instalação manual do aplicativo Insight Teacher pode ser realizada por um usuário com direitos administrativos no sistema onde o software está sendo instalado.

Instalação de linha de comando

Para clientes que precisam implementar o aplicativo do Professor em um grupo maior de máquinas, as opções de linha de comando listadas abaixo podem ser usadas para executar o processo de implementação. Essas opções de linha de comando podem ser usadas por ferramentas de terceiros para enviar por push e executar o pacote de instalação em computadores de Alunos.

ComandoDescrição

/classID <valor>

Durante a instalação, isso definirá o ID de Classe padrão com o valor especificado. O valor pode ser qualquer ID de Classe alfanumérico.

/adminPwd <valor>

Esta opção configura a Senha de Administrador no sistema cliente usando o valor especificado após o switch de linha de comando.

/connectorServer <valor>

Esta opção configura o Insight Teacher para se comunicar com o Insight Connector localizado no endereço IP, nome de host ou FQDN especificado.

Exemplo:

/connectorServer insight

/connectorServer 192.168.1.10

/connectorServer insight.example.domain.com

/consolePwd <valor>

Esta opção configura a Senha para acessar o Insight Teacher Console no sistema cliente usando o valor especificado após o switch de linha de comando.

/sharedSecret <valor>

Esta opção configura o Insight para usar a opção Segurança Aprimorada usando o valor especificado como Token de Segurança.

Exemplo:

/sharedSecret Senha123

/suppressreboot

Esta opção suprimirá a reinicialização do sistema cliente após a instalação do Insight Teacher. O Insight pode não ficar totalmente ativado até que a máquina cliente seja reinicializada após o processo de instalação.

/setlk

Durante a instalação, esta opção definirá a chave de licença para o Insight pela linha de comando. Quando definida, o Insight pulará a página para informar a chave de licença e abrirá a página de login de ID de Classe / Sala de Aula quando inicializado.

/upgrade

Esta opção atualiza silenciosamente o aplicativo Insight Teacher com as configurações existentes.

Um exemplo de instalação de linha de comando é mostrado abaixo:

InsightInstallerTeacher.exe /classID Class101 /adminPwd Password123 /consolePwd TeacherPassword123 /sharedSecret securecommunication

Um exemplo de linha de comando de instalação é mostrado abaixo ao instalar o Insight Teacher usando um instalador MSI:

MSIEXEC.exe /I "msi Path" /qn CMDLINE="/classId Class101 /adminPwd Password123 /consolePwd Password345 /setlk /connectorServer insight.example.domain.com /suppressreboot"

macOS

O aplicativo Insight Teacher é compatível com macOS 10.13 (High Sierra) e mais recente.

Instalação manual

Uma instalação manual do aplicativo Insight Teacher pode ser realizada por um usuário com direitos administrativos no sistema onde o software está sendo instalado.

Instalando o Insight Student

Windows

Instalação manual

A instalação do aplicativo Insight Student pode ser realizada manualmente nos casos em que o usuário tem direitos administrativos no sistema cliente.

Implementação em massa

Para clientes que precisam implementar o aplicativo do Aluno em um grupo maior de máquinas, as opções de linha de comando listadas abaixo podem ser usadas para executar o processo de implementação. Essas opções de linha de comando podem ser usadas por ferramentas de terceiros para enviar por push e executar o pacote de instalação em computadores de Alunos.

ComandoDescrição

/classID <valor>

Durante a instalação, isso definirá o ID de Classe padrão com o valor especificado. O valor pode ser qualquer ID de Classe alfanumérico.

/requireStudentPermission

Definir esta opção durante o processo de instalação configurará o Insight para exigir a aprovação do aluno.

/installbrowserextension

Definir esta opção instalará as extensões de navegador no sistema do Aluno.

/enableWebHistory

Definir esta opção ativará a capacidade do Insight para monitorar o histórico de navegação na Internet nos computadores de Alunos.

/disableKeyLogging

Definir esta opção desativará a capacidade do Insight para registrar a digitação no sistema cliente.

/studentCanChangeClassId

Definir esta opção configurará o Insight para permitir que o Aluno mude o ID de Classe no Insight.

/hideSysTrayIcon

Definir esta opção configurará o Insight para ocultar seu ícone na bandeja do sistema.

/restrictWiFi

Definir esta opção ativará a capacidade do Insight para restringir as redes sem fio às quais o sistema pode se conectar.

/authorizedWiFiSSIDs <valor>

Definir esta opção especificará os SSIDs para as redes sem fio às quais os sistemas podem se conectar. Os SSIDs devem ser especificados digitando cada um e separados por vírgulas.

/sharedSecret <valor>

Esta opção configura o Insight para usar a opção Segurança Aprimorada usando o valor especificado como Token de Segurança.

Exemplo:

/sharedSecret Senha123

/adminPwd <valor>

Esta opção configura a Senha de Administrador no sistema cliente usando o valor especificado após o switch de linha de comando.

/connectorServer <valor>

Esta opção configura o Insight Student para se comunicar com o Insight Connector localizado no endereço IP, nome de host ou FQDN especificado.

Exemplo:

/connectorServer insight

/connectorServer 192.168.1.10

/connectorServer insight.example.domain.com

/suppressreboot

Esta opção suprimirá a reinicialização do sistema cliente após a instalação do Insight Student. O Insight pode não ficar totalmente ativado até que a máquina cliente seja reinicializada após o processo de instalação.

Um exemplo de linha de comando de instalação é mostrado abaixo ao instalar o Insight Student usando um arquivo executável (.exe):

InsightInstallerStudent.exe /classid Classe101 /adminPwd Senha123 /sharedSecret superiorsiegeweapon /installbrowserextension /enableWebHistory /connectorServer insight.example.domain.com /suppressreboot

Um exemplo de linha de comando de instalação é mostrado abaixo ao instalar o Insight Student usando um instalador MSI:

MSIEXEC.exe /I "msi Path" /qn CMDLINE="/classId Class101 /requireStudentPermission /disableKeyLogging /studentCanChangeClassId /hideSysTrayIcon /enableAdminPwd /adminPwd Password123 /installBrowserExtension /enableWebHistory"

macOS

O aplicativo Insight Student é compatível com macOS 10.13 (High Sierra) e mais recente.

Instalação manual

Uma instalação manual do aplicativo Insight Teacher pode ser realizada por um usuário com direitos administrativos no sistema onde o software está sendo instalado.

Chrome OS

O aplicativo Insight Student para dispositivos Chrome OS está disponível para implementação na Chrome Web Store no link abaixo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.faronics.insight.sta

As instruções sobre como implementar aplicativos Chrome OS estão disponíveis neste link:

https://support.google.com/chrome/a/answer/7131624?hl=en

iOS

O aplicativo Insight Student está disponível para instalação na Apple App Store. O aplicativo pode ser instalado manualmente no dispositivo pelo usuário final ou provisionado usando um aplicativo MDM existente.

https://apps.apple.com/in/app/insight-student/id1580692434

Os administradores que trabalham com dispositivos iOS em um ambiente administrado devem consultar as instruções da plataforma de MDM sobre como fazer implementação em massa.

Android

O aplicativo Insight Student está disponível para instalação na Google Play Store. O aplicativo pode ser instalado manualmente no dispositivo pelo usuário final ou provisionado usando um aplicativo MDM existente.

Os administradores que trabalham com dispositivos Android em um ambiente administrado devem consultar as instruções da plataforma de MDM sobre como fazer implementação em massa.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.faronics.insight.sta

Last updated